Professores e coordenadores do ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal, participaram da primeira formação “O Pacto Estadual Alfabetização na Idade Certa”, em Mairi. No município, o Programa tem a orientação da professora coordenadora pedagógica, Normeide Rios, e da professora coordenadora local, Silvete Moraes.

O Pacto é um compromisso formal assumido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Governo do Estado. O programa visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Segundo as responsáveis pelo programa no município, a formação dos professores não se dá apenas com o Pacto, mas se realiza continuamente na sala de aula, onde dúvidas e conflitos surgem a cada dia.

“Uma das possibilidades de superação de dificuldades é a oportunidade de discutir entre os pares, o que pode favorecer a troca de experiências e propiciar reflexões mais aprofundadas sobre a própria prática. Isso só é possível quando a formação é integrada ao cotidiano da escola, com garantia de ambiente adequado e tempo para os momentos individuais e coletivos de estudo, assegurando as condições necessárias para que os professores desempenhem seu trabalho com competência e entusiasmo”, afirmou Normeide Rios.

“O Pacto é um grande desafio que deve ser partilhado por todos nós que estamos envolvidos no processo de alfabetização e almejamos acabar com o analfabetismo no nosso país, portanto faz-se necessário buscarmos a cada dia novas técnicas, metodologias e maneiras de fazer com que nossas crianças aprendam, que elas tenham uma educação de qualidade, que o ambiente escolar seja um lugar prazeroso e que proporcione aprendizagens múltiplas”, completou a coordenadora Silvete.






















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem