O Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde de Mairi-BA, realizou a  5ª Conferência Municipal de Saúde.  

O evento foi realizado nesta quinta-feira, 27 de julho de 2017, no Clube 7 de Setembro, localizado no bairro Reviver, com o tema: A Saúde que temos e a Saúde que queremos.
A mesa foi composta pelo prefeito Jobope, o vice-prefeito Gustavo, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João de Ionete, a presidente do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, Silvia Carneiro, a representante dos profissionais de Saúde do município e também técnica de enfermagem, Lucidalva Santos, a representante do segmento de usuários, Doraci Coelho e o representante dos prestadores de serviços, Adilson Tralli. 

O objetivo do evento é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade mairiense acerca do direito à saúde. 

A realização da conferência segue as determinações da Lei Orgânica Federal nº 8142 de 1990 e tem apoio do Conselho Municipal e do Estadual de Saúde.

Foram discutidos sete eixos temáticos sobre a saúde, onde os participantes elaboraram e dialogaram propostas para melhorar o sistema de saúde do município de Mairi. Confira:

Eixo I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde;
Eixo II - Atenção Integral à Saúde; 
Eixo III - Saúde com inclusão social; 
Eixo IV - Gestão do Trabalho e Educação na Saúde;
Eixo V – Participação e Controle Social; 
Eixo VI - Rede e o Processo Regulatório em Saúde; 
Eixo VII - Assistência Farmacêutica.
Elson Pereira, representante do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte - Jacobina (Antiga 16ª Dires), palestrou sobre vigilância e promoção da saúde. 

De acordo com Elson, vigilância epidemiológica e proteção à saúde é de suma importância para o município. É em função disso que ocorrem essas conferências municipais de saúde, que vai nortear os recursos investidos na área da saúde. É esse momento que a população de Mairi tem a oportunidade de gerenciar os recursos que virão para saúde e investir nas áreas prioritárias do município, principalmente para melhorar a qualidade de vida da população, desde a vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador, vigilância ambiental e a proteção à saúde.

Confira a reportagem em vídeo










































































]












































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem