O governo do Estado iniciou na sexta-feira, 5 de maio, a construção de cinco barragens de médio porte que beneficiará diversas comunidades rurais do município. As obras começaram na comunidade de Mandassai 1, sendo que essa primeira barragem atenderá também os moradores de Mandassaia 2 e 3. A execução é feita pelo Programa Água para Todos através de um convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Ministério da Integração Nacional.  

As outras barragens serão construídas em Pedra da Onça e Onça, ambas na região de Baixa Nova, além de uma em Abóbora e outra em uma comunidade ainda a ser definida após a finalização dos estudos técnicos. Os investimentos foram solicitados pelo vereador Ninho Motoboy e pela deputada estadual Neusa Cadore (PT).  “É uma luta que iniciamos desde 2014 e vai servir de alternativa para armazenar água para que os agricultores rurais possam convivência com a seca”, afirmou o vereador Ninho.

Segundo Cássio, presidente da Associação de Mandassaia, a região está há quase um ano e meio sem chuvas e a ação do governo vem no período certo. “É um momento muito bom de o governo ter investido numa barragem como essa para que facilite o abastecimento de água e a vivência do nosso produtor rural. Nós não temos aqui água de consumo humano. Pedi a Deus para que assim que concluir possa vim a chuva para nós termos uma água de qualidade para o consumo”, comemora.
A deputada Neusa agradeceu ao governador Rui Costa e falou sobre os desafios dos municípios que estão no semiárido. “Essa última estiagem nos ensinou tudo que ainda precisamos fazer e, sem dúvida, armazenar mais água deve ser uma tarefa prioritária, por isso destaco o comprometimento do governador Rui por acatar nossa solicitação”, comentou a deputada.    

Lino Filho – Ascom Neusa Cadore 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem