O calendário baiano pode ganhar a Semana Estadual de Conscientização do Autismo. É o que propõe o Projeto de Lei do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB). De acordo com a matéria apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia, a campanha deve ocorrer toda primeira semana de abril. 

O projeto tem como objetivo promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos sobre a síndrome do autismo. Visa, ainda, realizar parcerias com entidades sociais envolvidas para disponibilizar cursos e treinamentos para profissionais, orientação psicológica para portadores do autismo e familiares, encaminhamento para tratamento médico adequado e implantação, através de órgãos competentes, de sistema de coleta de dados sobre os portadores das patologias, integrado com hospitais públicos, postos de saúde e entidades privadas de saúde. 

Para o parlamentar, essa é uma maneira de disseminar mais informação, buscar a identificação precoce, o tratamento, os direitos e o estímulo à inclusão de pessoas com autismo. "A conscientização da sociedade é fundamental para promover a inclusão e proporcionar dignidade aos autistas e seus familiares. Essa é uma causa que merece a atenção e união de todos”, ressaltou o deputado Pedro Tavares.

Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial do Autismo. Em 2010, especialistas afirmaram que a síndrome atinge mais de 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o autismo atinge quase 2 milhões de brasileiros.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem