Nesta quarta-feira, 05 de abril de 2017, as escolas do município de Mairi/BA receberam o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCIBER), órgão integrante do Ministério Público do Estado da Bahia. 

Esta é uma ação de interiorização do projeto NUCCIBER/MPBA, em parceria com a Promotoria de Justiça de Mairi e o Conselho Tutelar da cidade. 
Com o tema: "Crimes pela Internet: as consequências reais do mundo virtual", as palestras foram ministradas por Fernanda Salgado (Servidora NUCCIBER).

A abertura do ciclo de palestra foi realizada pelo Promotor de Justiça Substituto Dr. Luciano Valadares. A coordenação NUCCIBER foi do Dr. Fabrício Rabelo Patury.

Escolas atendidas pelo projeto:

Das 08h às 09h30 - Alunos da Escola Durval Santos Silva
Das 10h às 11h30 - Alunos do Colégio Abelardo Moreira
Das 13h às 14h30 - Alunos do Colégio Getúlio Vargas
Das 15h30 às 17h - Alunos do Colégio Iracy Leal

A palestra contempla informações acerca da transição entre sociedades até chegar a nova sociedade digital. A Geração Z, assim conhecida, e seus desafios são abordados na exposição; o mundo da Internet das coisas e os ataques de ransomware tiveram relevância face as novidades e as perspectivas desafiadoras para o ano de 2017; a temática dos jogos on line foi amplamente discutida entre os alunos. 

O universo dos Crimes Cibernéticos é apresentado de forma prática, mesclando teoria e casos concretos. Não ficam fora da explanação, informações referentes à responsabilização do autor em crimes cibernéticos e/ou seu representante legal, quando menor, nas esferas civil, penal e administrativa, bem como a atuação do MP, da Delegacia de Polícia e do Judiciário. 

O objetivo deste ciclo de palestras é mostrar para além da necessidade de auto capacitação, como forma de impedir a vitimização inconsciente face a um delito digital, as consequências no mundo real, quando um clique é dado no mundo virtual de forma desatenta e irresponsável.

Sobre o Nucciber

Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCIBER), enquanto órgão do MP/BA, concebido em 2011 e reformulado em 2014, alinhou o desenvolvimento da política criminal à evolução dos delitos cibernéticos, atuando mais destacadamente na prevenção.

Nossos objetivos

Precipuamente, o fomento à construção de uma sociedade digital, orientada a atuar de forma mais consciente, racional e segura ao utilizar a internet e seus dispositivos informáticos. Acredita-se que a prevenção é a melhor forma de reduzir ilícitos cometidos por meio eletrônicos. Contudo, diante da especificidade da matéria, faz-se necessário atualização continuada e a manutenção do diálogo entre os órgãos investigativos para o êxito das investigações. 

Executando o projeto

Nossas atividades são bipartidas: de um lado, as atividades preventivas desenvolvidas através das palestras, seminários, oficinas de capacitação nos mais variados setores da sociedade, inclusive para os operadores do Direito. Lado outro, as atividades repressiva, momento em que são fornecidos todo o suporte basilar para a cooperação, apoio e/ou assessoraria o(a) nobre colega no exercício de sua função, no que se refere ao uso da técnica investigativa e/ou conhecimentos sobre crimes cibernéticos, seja com a difusão do conhecimento, treinamento, capacitação, fornecimento de material e peças processuais sobre o tema, ou mesmo na elaboração em conjunto dos requerimentos cautelares em Juízo, ou mesmo extrajudiciais, que visem corroborar com o andamento e/ou conclusão de procedimentos.

O nosso muito obrigado pela credibilidade e confiança nas nossas ações:

Com base na atuação conjunta do Núcleo, das Promotorias de Justiça vinculadas ao Projeto, das demais Promotoria de Justiça e seus respectivos Membros, além dos Conselheiros Tutelares do município de Mairi, os Diretores e Coordenadores das respectivas escolas, fomos contemplados com o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público de 2016, na categoria redução da criminalidade.












Escola Durval Santos Silva:







Colégio Estadual Abelardo Moreira:











Escola Getúlio Vargas:












Escola Iracy Leal:





Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem