O Coletivo Juvenil de São José do Jacuípe (CJSJJ) e a Pastoral Jovem do Meio Popular (PJMP), iniciaram a restauração da capelinha da Santa Cruz. 

Na tarde de sábado (08 de abril), os membros do movimento e alguns colaboradores subiram o morro da capelinha munidos de materiais de construção e pintura e iniciaram a revitalização deste importante monumento histórico e religioso. Limparam o terreno, pintaram as pedras, fizeram reparos nas paredes, etc.

A capelinha foi construída em 1900, pelo segundo administrador do então vilarejo, o Capitão Joviniano Vilas Boas, também conhecido como Capitão Senhorzinho, e desde então tem servido como local de peregrinação dos fiéis católicos nos dias da Semana Santa e outros feriados. Neste monumento histórico estão sepultados o seu construtor e sua terceira esposa. Durante algum tempo, a capelinha foi esquecida, teve sua área invadida e suas paredes danificadas, até que a senhora Lígia Vilas Boas, neta do Capitão Senhorzinho assumiu o dever de cuidar do local, papel que vem desempenhando desde então.

Uma luta antiga vem sendo levantada, que é o processo de tombamento histórico da capelinha, o qual depende de uma lei municipal para ocorrer. O CJSJJ vem dialogando com artistas locais e já planeja entrar em contato com o poder público, a fim de iniciar o processo.

Fotos: Facebook CJSJJ
Texto: Pablo Rios





Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem