No fim da tarde desta quarta-feira, 1º de março de 2017, foi realizada a solenidade de arriamento das bandeiras em comemoração a emancipação política de Mundo Novo.

O evento aconteceu na frente a prefeitura, com a presença do prefeito Dr. José Adriano e secretários, os vereadores José Carlos Barreto e Miminho, convidados, representantes dos sindicatos e cooperativas e populares.
Situado no centro norte, Mundo Novo foi desmembrado de Monte Alegre (atual Mairi) por ato de 01 de março de 1890, ocorrendo sua instalação aos 27 do mesmo mês. 

As terras que compõem a localidade receberam a denominação de Mundo Novo por eleito da Lei Provincial n.49, de 15 de março de 1837, e foram anexadas a Jacobina. 

Em 1857 (na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Mundo Novo) passou a pertencer a Monte Alegre dando novo reforço a vida social da localidade. 

Com a criação de Morro do Chapéu (1864) a freguesia foi desanexada de Jacobina e passou a fazer parte do novo município. A vila de Mundo Novo recebeu foros de cidade pela lei estadual n.144, de 08 de agosto de 1896.

Da redação do Blog Agmar Rios
Fotos: Mundo Novo Transparentes / Ivone


















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem