O escritor jacuipense, Pablo Rios, recebeu o título de Acadêmico Imortal. A honraria foi concedida pelo CONINTER (Conselho Internacional dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes), instituição que reúne que tem entre seus ideais contribuir para o desenvolvimento cultural do país, defender os direitos fundamentais dos Artistas, Artistas Plásticos, Poetas, Escritores e todos os que compõem a tríplice acadêmica a saber Ciências, Letras e Artes, e zelar pelos seus interesses e defender o patrimônio cultural, em especial no tocante aos acervos literários, artísticos, estéticos, científicos, históricos, turísticos e paisagísticos. Pablo Rios ocupará a Cadeira Perpétua de número 30, patronímica em seu nome.

O CONINTER tem representações e diversos Estados Brasileiros e em outros países, tais como Portugal, Itália, Espanha, Suíça, Rússia, EUA, Argentina, Uruguai, Arábia Saudita, Indonésia, Malásia e Filipinas. 

A cerimônia de posse foi realizada no Rio de Janeiro, dia 16 de dezembro de 2016. Como não pôde se fazer presente, Pablo Rios foi empossado por representação, através da Comendadora Vanessa Rodrigues, que foi responsável pela sua indicação. A investidura e posse foi outorgada pelo Presidente do CONINTER, Dom Alexander Comnéne Palaiologos Maia Cruz.

Pablo Rios é natural de Jacobina-BA, mas reside desde sempre em São José do Jacuípe. Casado, pai de uma filha, servidor público federal, milita a favor da preservação da memória histórica. É autor de dois livros já publicados e outros ainda em produção, participante de diversas antologias literárias e autor de cordéis. Membro da União Brasileira de Escritores e da União Baiana de Escritores.

Informações: Cuscuzeiro.


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem