Após um incêndio de grandes proporções destruir o Mercado de Artes do município de Ipirá (a 200km de Salvador), na noite desta terça-feira (22), a deputada estadual Neusa Cadore (PT) fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e apresentou Moção de Solidariedade à comunidade local.   

Neusa informou que o antigo Mercado Municipal é um patrimônio histórico da cidade de Ipirá, com edificação de importante valor simbólico e afetivo para a comunidade ipiraense. “O incêndio destruiu o Mercado e entristeceu toda comunidade local. A construção, de mais de meio século (1956), já foi um dos maiores entrepostos comerciais da região da Bacia do Jacuípe que atraía feirantes e comerciantes dos vários municípios do seu entorno”, destacou a petista.

A deputada disse ainda que apresentará indicações ao governo do Estado para tentar garantir a reforma do espaço e a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município. “Além da reforma do espaço para que seja devolvido ao povo ipiraense, também vamos indicar ao governador Rui Costa a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros naquele município para que o mesmo possa atender aos municípios da Bacia do Jacuípe”, afirmou Neusa.

De acordo com a parlamentar, desde 2009, após uma ampla reforma, foi denominado Mercado de Artes e Artesanato João de Souza Góes, passando a sediar atividades culturais e abriga empreendimentos como lojas de artesanato, restaurantes e bares que geravam renda para diversas famílias locais. 

Neusa ressaltou também a importância do município de Ipirá, uma das cidades mais antigas do Estado, fortemente conhecida pela atividade coureira que emprega mais de 3 mil pessoas em mais de 150 unidades familiares de produção de couro e fábricas de grande porte. 

Lino Filho -  Ascom Neusa Cadore

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem