Começou no dia 1º de novembro de 2016 a segunda etapa de Vacinação contra Febre Aftosa em todo o território baiano. Nesta etapa, que segue até o dia 30 deste mês, todos os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses deverão ser vacinados, e o rebanho acima desta idade deverá obrigatoriamente ser atualizado, mesmo que o criador não tenha animal nesta faixa etária para vacinar.

 A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), é que sejam vacinados 95% dos bovinos e bubalinos nesta faixa de idade. A população vacinável nesta etapa é de 3,5 milhões de cabeças, de um total de 10,3 milhões existentes no Estado. A Bahia é reconhecida Internacionalmente como Livre da Febre Aftosa com Vacinação desde 2001, pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.

 A novidade desta etapa, é que o criador pode fazer a declaração da vacinação do rebanho via internet, através do site da ADAB. O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, explicou que o processo de vacinação e declaração vem sendo atualizado e facilitado a cada ano. “A declaração da vacinação pelo produtor hoje pode ser realizada de forma virtual, não sendo mais necessário se deslocar até um escritório da ADAB, como também já acontece com a emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA, para que os animais possam transitar sem restrição”, disse.

 Bonfim pontuou ainda, que “a participação do governo do Estado, através da SEAGRI/ADAB, com o apoio dos serviços veterinários e do setor agroprodutivo, segue na luta para a prevenção contra febre aftosa, e na busca de alcançar este status semvacinação, na Bahia e no Brasil”.

 O diretor-geral da ADAB, Marco Vargas, destacou que “a Bahia vem atingindo índices de vacinação preconizados pela OIE, e apesar da seca que se abate sobre o Estado, atingimos uma taxa de vacinação de 93,84 na etapa anterior, com população de 10.389.079 cabeças, e um total de 299 mil produtores com bovinos e bubalinos. Somos o 8º rebanho nacional”. Na primeira etapa da campanha, as regionais de Salvador (98,05%); Itapetinga (97,95%) e Teixeira de Freitas (97,03%) obtiveram os melhores índices de vacinação, seguidas por Itaberaba (96,24%) e Irecê (95,27%). Destacaram-se ainda os municípios de Acajutiba, Cairu, Cardeal da Silva, Ibititá, Itaparica, Ituberá e Rio do Pires, que alcançaram o índice de 100%.

 O Diretor de Defesa Animal da ADAB, Rui Leal, ressaltou que “este é um período importante, em que o produtor tem o compromisso de manter a garantia e a qualidade do rebanho do Estado. É importante que o produtor não deixe para vacinar seu rebanho na última hora e não se esqueça de declarar via internet ou num escritório da ADAB”.

 Passo a passo para Declaração de Vacinação Via Internet

Para declarar a vacinação basta acessar o www.adab.ba.gov.br, e clicar na aba a direita da tela “Sistema Informatizado”. Digitando o login (CPF ou CNPJ) e a senha, o criador poderá efetuar a declaração de forma rápida e fácil, e no caso de dificuldades, é só acessar o tutorial disponível na página. O produtor que já acessa o site da ADAB para efetuar solicitação da GTA poderá utilizar a mesma senha e login. Aquele que não possui senha de acesso terá que se dirigir à gerência regional da ADAB mais próxima, para adquiri-la com auxílio do gerente técnico da Agência e/ou coordenador regional. A senha pode ser solicitada pelo próprio produtor ou por portador, munido de procuração pública.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem