População de Tucano ocupa Câmara de Vereadores para barrar aumento de salário de vereadores

Moradores do município de Tucano lotaram o plenário da Câmara Municipal durante a sessão de quinta-feira, 14, para reivindicar a revogação de um Projeto de Lei que aumenta o salário dos vereadores dos atuais R$7 mil para R$10.128,89 a partir de janeiro de 2017.

Intitulado “Não vamos nos calar – Mobiliza Tucano!”, o movimento tomou força a partir da sessão realizada no dia 06 de outubro, quando o aumento foi aprovado por todos os vereadores presentes. A partir daí, a população iniciou uma mobilização nas redes sociais e nas ruas, por meio de abaixo-assinado, vídeo e outras postagens na web, convidando todos para a sessão de ontem.
Pressionados com a força do movimento, alguns vereadores tentaram justificar o aumento, mas sem sucesso. Para a professora Vera Serra, porta-voz do Movimento, o aumento, embora tenha amparo legal, não é de bom senso. “Bom senso é que este aumento nem sequer fosse cogitado”, defendeu ela depois de falar sobre a crise financeira do país e os índices de pobreza que o estado da Bahia ainda amarga.

Com a pressão popular, ação inédita no município e apenas 11 dias após as Eleições, os vereadores aceitaram formar uma comissão composta por membros do Movimento, do Legislativo e Executivo para discutir a pauta. Além do Projeto de Lei que trata do salário dos vereadores, o Movimento “Não vamos nos calar” vai abordar outro PL que foi aprovado no mesmo dia e que trata do aumento salarial do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, valores também considerados abusivos pela população.

Embora movimentos de pressão popular desta natureza ainda sejam poucos Brasil afora, algumas cidades não têm aceitado caladas a manobra de políticos que foram eleitos pelo povo. Com essa mobilização de iniciativa popular, Tucano desponta no cenário regional e sai na dianteira ao lado de outros municípios brasileiros que foram à luta e conseguiram não só barrar aumentos, mas diminuir valores que já eram pagos. “A partir de agora nós seremos tucanenses de olhos abertos, lutando pelos nossos direitos”, alertou a professora Vera Serra.

Fonte: Assessoria Movimento “Não vamos nos calar – Mobiliza Tucano!”
População de Tucano ocupa Câmara de Vereadores para barrar aumento de salário de vereadores População de Tucano ocupa Câmara de Vereadores para barrar aumento de salário de vereadores Reviewed by Agmar Rios on 10/14/2016 09:33:00 PM Rating: 5