STTR de Mairi comemora 45 anos de existência

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Mairi, completa neste domingo, 14 de agosto de 2016, 45 anos de existência, sempre presente na vida de seus sócios, prestando serviços de qualidade e naturalmente colhendo os frutos do reconhecimento dos trabalhadores (as), bem como a visão de que os rumos do futuro para nosso povo dependem da nossa capacidade de compreender as demandas e necessidades existentes, e do mesmo modo, criar oportunidades inovadoras para buscar as soluções dos problemas coletivos. É nesse contexto que a nossa Organização comemora seu aniversário de 45 anos de idade. Idade essa que significa maturidade e responsabilidade, e também que comprova que os agricultores (as) de nosso Município compreendeu e nunca abandonou a Casa do Trabalhador. Foram anos árduos de lutas e vitórias dentro do Movimento Sindical dos Trabalhadores/as Rurais, mas que resultou nessa história bonita e capaz de demonstrar a força da Entidade junto ao seu público, e além do mais consolidou a parceria entre a instituição e os trabalhadores/as sempre presentes e na certeza de novas vitórias.

Histórico

Fundado na data de 14/08/1971, filiado à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG) e à Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), tem sua sede localizada à Rua Barão do Rio Branco, número 92, município de Mairi, estado da Bahia, com delegacias sindicais nos distritos de Angico e Ponto de Mairi, tem pautado suas ações de representação de classe com base em quatro grandes eixos: Reforma Agrária e Meio Ambiente, Assalariados (as) Rurais, Políticas Sociais e Políticas Agrícolas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Nesta quatro grandes áreas atua de forma sistêmica a fim de superar as desigualdades de gênero, geração e etnia, tendo nas mulheres, jovens e aposentados(as) rurais especial atenção. Especificamente, na Agricultura Familiar, tem participado dos espaços de avaliação, planejamento e acompanhamento às políticas e programas, a exemplo do Conselhos Municipal e Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável. Para promover a Agricultura Familiar no(s) Município(os) de sua abrangência, disponibiliza infra-estrutura para cadastramento e organização deste público, em parceria com a Prefeitura, SETAF e Associações que se identificam com este público. Nos últimos anos tem acompanhado e contribuído para a consolidação do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), tendo participado efetivamente de mobilizações e negociações a nível nacional, estadual e municipal, como os Gritos da Terra Brasil, Feiras etc. Além destas lutas o Sindicato ainda oferece aos agricultores sócios da entidade serviços com tratamento dentário, Advogado, Medico, Oftalmologista. Durante estes anos foram Presidentes:

1º Cesar Alves da Silva

2º Antonio Bastos de Freitas

3º Irineu Reges Rios

4º Jader de Oliveira Rios

Presidente Atual - Jurandy Silva Almeida










STTR de Mairi comemora 45 anos de existência STTR de Mairi comemora 45 anos de existência Reviewed by Agmar Rios on 8/13/2016 11:20:00 PM Rating: 5