No dia 26 de julho de 2016, o município de Mairi/BA, a Secretaria Municipal da Educação foram presenteadas com a titulação do primeiro Mestre, o professor Nilcelio Sacramento de Sousa. A sua dissertação discute a formação docente em exercício, com ênfase no desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes; teve como título: Formação em exercício e desenvolvimento da práticas pedagógicas docentes: um estudo de caso no âmbito do Programa de Formação de Professores – PARFOR em Várzea do Poço-BA.
Para galgar o título de Mestre em Educação e Diversidade na Universidade do Estado da Bahia, o professor defendeu em sua pesquisa, a concepção de formação, de modo particular a formação em exercício, tendo como pronto de partida a análise das práticas pedagógicas concretas dos/as professores/as, ou seja, uma formação alicerçada na tríade ação-reflexão-ação. Além disso, dialogou sobre as ruralidades, tendo como base as reflexões trazidas pelos Estudos Culturais, conceituando como um espaço de produção de identidades e representações, ou seja, como um lugar híbrido de sentidos e identidades construídos e produzidos de significados pelos sujeitos discursivos.
Quando, interrogado sobre a importância do título de Mestre para o município e para a sua carreira profissional, ele responde:

Professor - O título é muito relevante, por trazer em seu bojo, uma representação simbólica  e todo um arcaboço de conhecimentos (re)construídos nesse percurso de formação; bem como os avanços dos processos de profissionalização dos/as professores/as em curso na Educação Básica, onde a cada dia apesar de todos dos percalços, dentre os quais posso citar: a falta de incentivos do poder municipal; não só a falta, como também a perseguição politiqueira, baixos salários; temos buscado investir em nossa formação, seja, inicial ou continuada. 
O professor Mestre aproveitar o momento também para agradecer a todos/as que colaboraram com ele nessa travessia de formação. Pessoas que segundo o professor, estiveram diretamente e/ou indiretamente envolvidas no processo, com destaque para os/as interlocutores/as da pesquisa - os/as professores/as do Município de Várzea do Poço: Raimunda, Orlando e Edna. A seus familiares, sua mãe e irmã Suely Maia;  ao Programa de Pós-Graduação Stricto  Sensu em Educação e Diversidade; a seu orientador João Rocha Filho;  alguns/as amigos/as Cristiano Cardoso, Sara Silva Souza, Joubert Ferreira e ao presidente da APLB Sindicato – Mairi, Adelson Oliveira, que  juntamente com ele lutou para  fazer valer os seus direitos, os quais constam no Estatuto do Magistério do município que versa sobre a liberação dos seus profissionais com licença para a qualificação profissional.

Concluindo, o professor afirmou, que a formação  além de colaborar para a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos discentes do nosso  município; a sua pesquisa pode contribuir nas   reflexões para a reorientação dos processos de formação docente, principalmente a em exercício, considerando os indicadores da Educação Básica do nosso Estado, desenvolvendo uma abordagem através de uma reflexão que realmente integre o trabalho docente, os saberes da prática e a teoria, sem que cada um deles seja supervalorizado em detrimento dos demais, contribuindo assim para uma formação teórica sólida de modo a impulsionar  as demandas de formação na contemporaneidade.

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