A primeira unidade de educação infantil em tempo integral na zona rural da Bahia está em pleno funcionamento no município de Una, no sul do estado, desde o mês de março. Batizado de Centro de Educação Integral do Campo, construído pelo Governo do Estado, no distrito de Outeiro, o local é mantido pela Secretaria Municipal de Educação. Na manhã desta sexta-feira (26), o governador Rui Costa inaugurou oficialmente a unidade educacional, onde estudam 103 alunos. "Entregamos aquela estrutura pronta para a Secretaria de Educação de Una. Quero parabenizar toda a equipe pela excelente utilização do espaço. Fiquei feliz com o que vi. Esta é a nossa meta: auxiliar os municípios que estão caminhando para oferecer educação em tempo integral. Nesta escola podemos oferecer a educação de forma mais ampla, com atividades esportivas, artísticas e culturais. O aluno entra de manhã, passa o dia todo preenchendo o tempo, aprendendo, e só sai no final da tarde", disse Rui.

O governador foi recebido com festa pelas crianças e profissionais que trabalham na unidade de ensino. De acordo o diretor do Centro Integral de Educação do Campo, José Augusto Aquino, a implantação da unidade na zona rural foi uma experiência desafiadora. "Só foi possível graças à visão empreendedora do Governo do Estado, que, numa visão holística na educação, não apenas de Estado ou de Município, mas de tempo integral, resolveu em parceria com o governo municipal e fez a concessão deste prédio, desta estrutura de excelência, onde podemos atender mais de 100 alunos, que fazem todas as refeições aqui", afirmou Aquino.

Com seis salas de aula, salas de informática, leitura e setor administrativo, os estudantes têm aulas de disciplinas como filosofia, inglês, música, além de horticultura. "Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da comunidade. Isso será um diferencial na vida destas crianças, um divisor de águas. Em outro espaço não teríamos condições [de oferecer] e isso tem sido garantido a eles", destacou o diretor. Além da educação infantil, na unidade é oferecido ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

Já na sede municipal, o governador inaugurou o pavilhão Carolina Silva, na Escola Municipal Davi Soares Pinheiro, com três salas de aula. Em seguida, Rui Costa assinou a autorização para iniciar o processo licitatório para pavimentação da rodovia que dá acesso à Vila de Comandatuba. O trecho de três quilômetros entre a BA-001 e a localidade, de onde partem os barcos para a Ilha de Comandatuba, principal ponto turístico da cidade, receberá investimentos de R$ 3 milhões. Segundo o governador, a obra será iniciada imediatamente após a licitação e vai aumentar e melhorar as condições do turismo na região.

Durante a passagem pelo município, Rui visitou ainda o canteiro de obras da montadora do grupo chinês Yasuna Motors, que terá capacidade para produzir 3,5 mil motocicletas/mês. Essa será a primeira unidade da empresa no país, que escolheu Una para se instalar devido a sua proximidade com os projetos da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus.

“Aqui, empregos serão gerados direta e indiretamente. Além disso, a partir desta unidade, vamos ter desdobramentos em conhecimento tecnológico e também em pesquisa e desenvolvimento de outros produtos. Ou seja, Una se insere, não somente na geração de empregos, mas também na formação de oportunidade para os jovens e na formação de conhecimento para a Bahia e para a região sul do estado”, ressaltou Rui.

O governador parabenizou os executivos da Yasuna e destacou a expectativa em relação ao projeto chinês, que produzirá, inicialmente, motocicletas de 50 cilindradas que farão até 60 quilômetros por litro de combustível, e, num segundo momento, motos que farão 100 quilômetros por cada litro. “Isso é extraordinário porque cria a possibilidade de mobilidade para as pessoas a um baixo custo”, observou. 

No evento realizado na praça Dr. Manoel Pereira de Almeida, Centro da cidade, foram entregues mais quatro caminhonetes para reforçar a atuação da Polícia Militar, dessa vez nos municípios de Una, Buerarema, Jussari e Mascote. Na ocasião, o comandante da 71ª Companhia Independente, Major PM José Pessôa, explicou que os veículos traçados atendem à necessidade do policiamento da região. "Essas viaturas trazem uma eficácia e uma eficiência maior na produção do policiamento ostensivo", afirmou.

Fonte: Secom Bahia / Repórter: Jhonatã Gabriel
Postagem Anterior Próxima Postagem