16 de agosto de 2001.
Implantação da AABB Comunidade em Mairi.

No dia 16 de agosto de 2016, o Programa Integração AABB Comunidade está completando 15 anos. Foi implantado em nosso município pelo gestor Raimundo de Almeida Carvalho e Antônio Cedraz Carneiro, representantes legais do parceiro local a Prefeitura Municipal de Mairi, o senhor Jodilson Pires da Silva, gerente da agência do Banco do Brasil, a senhora Normeide Alves Ferreira Carneiro funcionária do Banco do Brasil, responsável direta pelo programa e o presidente da AABB o senhor Genolino Alves de Oliveira Filho, tendo como coordenadora pedagógica Maria Isabel Borges da Silva. É um programa de cunho sócio educativo e tem como parceiros instituidores a Fundação Banco do Brasil (FBB), Federação Nacional das AABBs (FENABB) e local Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Mairi juntamente com suas secretarias.
Aula inaugural com a primeira turma
Este programa é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Federação Nacional das AABBs (FENABB) e é assessorado político e pedagógico pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NTC/PUC-SP).

O Programa se estrutura no Estatuto da Criança e do Adolescente e na filosofia de Paulo Freire, na sua missão de trabalhar com o desenvolvimento da criticidade, afetividade, ludicidade e principalmente do diálogo nas relações sociais. O programa atende às diversas crianças e adolescentes, que estão distribuídos em mais de 400 municípios do território brasileiro.
Primeiros educadores
O Programa Integração AABB Comunidade tem como objetivo principal contribuir para a inclusão, a permanência e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades socioeducativas, culturais, artísticas, esportivas e de saúde, integrando os três pilares básicos da formação da consciência cidadã: a família, a escola e a comunidade, buscando instigar os educandos para que estes possam ser protagonistas da sua própria história.

Atualmente, atende a 110 crianças, desenvolvendo as seguintes atividades pedagógicas: Complemento educacional, esportes, arte, cultura, lazer, práticas musicais e várias oficinas temáticas abrangendo o Bullying, Drogas, Sexualidade, Meio Ambiente, Trabalho Infantil, Tríplice Epidemia, Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, Saúde e higiene.

Ao longo desses 15 anos a AABB foi premiada em diferentes categorias:

* 2005 - Concurso da Agenda. Com o tema Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).Foto dos educandos. 6º lugar.

* 2006- Projeto olhos D’Agua. História de quadrinho A Gotinha Viajante.1º lugar.

* 2008-Publicação Literária AABB Comunidade: Conto, Viagem inesquecível, O mar é doce ou Salgado? E do cordel, Adoro AABB Comunidade da Educanda Jamile Sousa.

* 2013- Melhor pedagogia: Projeto AABB nos Bairros, 1º lugar.

* 2016- Concurso da Agenda. Com o tema: Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Foto de Jailson Barbosa de Lima, 5º lugar.
Jailson Barbosa de Lima
Redação: Olimpíadas União e integração entre os povos. Do educando José Vitor da Silva Rios, 4º lugar.
José Vitor da Silva Rios
Durante este período os educadores da AABB Comunidade participaram de vários cursos e tivemos o privilégio de sediar o Curso de Educador Social AABB Comunidade em 2015, o evento reuniu 26 educadores de Mairi, Ruy Barbosa e Riachão do Jacuípe. A formação contou com o suporte de duas professoras do Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NTC-PUC/SP), Cibele Matucci e Juliana Izar.

O sucesso do programa foi graças ao empenho, amor de todos que por aqui passaram contribuindo com o seu conhecimento, dedicação e trabalho, muitíssimo obrigado a todos os gestores, gerentes, presidentes, secretários, coordenadores, educadores, educandos, famílias e colaboradores que Deus abençoe ricamente a todos.

"Todo futuro é a criação que se faz pela transformação do presente." Paulo Freire.

Mairi, 16 de agosto de 2016.

Maria Isabel Borges da Silva coordenadora pedagógica e educadores.














































































































































































































































































































Postagem Anterior Próxima Postagem