No último domingo, 24 de julho de 2016, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Mairi-BA, realizou o ato de comemoração ao dia do agricultor, no distrito do Ponto de Mairi.

O evento contou com a participação de mais de 150 agricultores, onde na oportunidade aconteceram os pronunciamentos do advogado da entidade, Dr. Gilson Matos; da Secretária Municipal de Administração, Dulcelene; do representante da Caritas Diocesana Gabriel; da Secretaria Municipal de Saúde Ana Cália; do Presidente da Câmara, vereador Rogério Coelho; do Prefeito Municipal, Raimundo Dentista e do representante da FETAG-BA, João da Cruz, que destacaram a importância do movimento Sindical nas conquistas de vários ações do interesse dos agricultores como ex: PRONAF, Garantia Safra, assistência técnica, dentre outras.
O encerramento foi com o pronunciamento do Presidente do Sindicato o Sr. Jurandy Silva Almeida destacando que o movimento sindical precisa continuar mobilizado a fim de conquistar mais benefícios para os agricultores e que nenhum direito nos seja retirado ao tempo em que entregou uma pauta de reivindicação do Movimento Sindical as Autoridades presentes.

Pronunciamento Jurandy:

Nessa data, não se comemora simplesmente o dia do agricultor, mas de quem com sua simplicidade produz mais de 70% dos produtos que compõe a refeição diária dos cidadãos, de um povo que luta por melhores condições de produção e de vida no campo.

Ser agricultor familiar não é apenas uma profissão. Significa ser ator político e social na busca pela implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável e oportunidade de crescimento e investimento nas iniciativas de jovens e mulheres para permanência na terra.

Nos últimos anos, o agricultor tem enfrentado os efeitos das mudanças climáticas.

Hoje, as inúmeras conquistas obtidas para a agricultura (luz para todos, PRONAF, cisternas, barreiros, garantia safra, regularização fundiária) evidenciam como importante instrumento de inclusão social e produtiva, com papel estratégico para erradicação da fome e miséria.

E isso se deve ao processo de mobilização e construção dos movimentos sociais. Ao olharmos para o passado, o que constatamos é que há 10 anos, a agricultura era marginalizada pelo governo e pela sociedade que desconhecia seu papel. Essa foi a grande luta dos movimentos sociais que, com debate qualificado, conquistou o reconhecimento e respeito enquanto seguimento produtivo.

Atualmente, este governo golpista que ai esta em nosso pais tem se demostrado sem compromisso com os agricultores, chegando a extinguir o nosso principal ministério (MDA), a nossa grande disputa é ampliar espaço e conquistar o desenvolvimento que priorize um conjunto de políticas públicas específicas para o campo, com acesso à tecnologia e pesquisa voltadas para o fortalecimento da agricultura.

Por trás do desenvolvimento de uma cidade existe uma força humana de grande importância no dia-a-dia de cada brasileiro.

Pessoas que não tem horário para trabalhar. Começam no batente muitas vezes antes do amanhecer do dia e encerram as atividades quando o sol já se foi.

Trabalhadores honestos, que muito se esforçam, sem se cansar de lutar por melhorias no campo, sempre em busca de novas alternativas para o aumento da produtividade. Mulheres, homens e jovens que dia após dia, ano após ano, enfrentando todas as diversidades, cultivando suas terras, produzindo, gerando empregos e riquezas vão construindo, em silêncio, a grandeza de um povo.

 Agricultores que buscam conhecimento para aprimorar o trabalho, que se unem para enfrentar as dificuldades, buscam apoio, fazem diferente. Não se deixam abater pelos problemas, ao contrário, seguem em frente no caminho do progresso.

A eles, os votos de força para que com vistas a outro projeto de sociedade, possamos implantar o desenvolvimento sustentável.

E que nenhum direito já adquirido nos seja retirado.

Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de julho. A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais.

O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.

O presidente Jucelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.




















Postagem Anterior Próxima Postagem