Marcada inicialmente para o dia 30 de abril, a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi antecipada e deu início na última segunda-feira (18) em toda Bahia, segundo anunciou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A imunização protege contra o vírus H1N1.

Segundo o órgão, a antecipação ocorre porque os lotes de imunização contra doença chegaram mais cedo. No dia 30, será realizado o Dia D de mobilização nacional. Em Baixa Grande Stands serão montados na Feira Livre e equipes estarão também circulando na feira afim de abordarem as pessoas classificadas como público alvo. Nos PSFs Novo Horizonte e Centro de Saúde Juraci Pereira, equipes vão estar de plantão nesse dia para atender a quem optar por ir até esses locais.

A vacina estará disponível em postos e centros de saúde de todos os municípios do estado para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos e trabalhadores da saúde (público e privada). A imunização também atende mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional.

Em Baixa Grande a vacina está disponível em todos os PSFs tanto da sede quanto dos distritos. Além dos postos volantes (Equipes que se deslocam para a zona rural e dão o suporte necessário). Estima-se vacinar em torno de 4885 pessoas entre crianças, gestantes, profissionais da saúde, puérperas e idosos acima 60 anos e comorbidades, tendo em vista que o maior público será de idosos que serão de 2589.

Conforme a Secretaria de Saúde, este ano, segundo dados atualizados na última quarta-feira (6), foram registrados 11 casos de H1N1, e três pessoas morreram em Salvador.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Este ano, a população estimada para receber a vacinação é de 3.269.328 pessoas de todos os grupos prioritários na Bahia.

Segundo a Sesab, o estado contará com 25 mil trabalhadores do SUS e voluntários para a vacinação. Ainda serão utilizados 4.500 veículos e 3.600 serviços de saúde e postos de vacinação.

Entre os cuidados indicados à população para prevenir a doença, estão: lavagem das mãos várias vezes ao dia; evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro, com lenço descartável; manter os ambientes ventilados; evitar aglomerações e ambientes fechados.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Baixa Grande
Postagem Anterior Próxima Postagem