O calor está mais quente que se imaginava. O quê se vê é cada árvore derrubada consequentemente prejudica o nosso oxigênio. Resta-nos, somente, valorizar as plantas, o meio ambiente precisa de que você se DESPERTE. E nessa preocupação a Escola José Carneiro no município de Várzea da Roça, se envolve em inúmeras campanhas que tem como objetivo proteger o meio ambiente.

Em 2015 foi definido com a Secretaria de Educação de Várzea da Roça e o todo o corpo Diretor, Coordenador e Professor juntamente com envolvimento de integral dos alunos da Escola José Carneiro a valorização de recolher e orientar o melhor uso dos Resíduos Sólidos, criando assim O Projeto Coleta Cidadã, onde envolve toda comunidade do Povoado de Várzea do Meio, localizado divisa de Várzea da Roça entre os municípios de Capela do Alto Alegre e São José do Jacuipe.

A Secretária de Educação Professora Vanilde, vem se empenhando, bem como, buscando intercâmbios com SENAR e Universidade do Vale do São Francisco a fim de catalogar as melhores práticas.

Atualmente o Projeto Coleta Cidadã foi laureado como um dos quatros principais Projetos em Preservação do Meio Ambiente. Nesse intercâmbio esteve presente setenta e oito municípios da Bahia e nessa seletiva recebeu uma composteira - equipamento a fim de produzir adubo orgânico e uma coleção de 45 livros paradidáticos.

Além de recolher e orientar o melhor destino dos Resíduos Sólidos do Povoado de Várzea do Meio no Município de Várzea da Roça, o Projeto Coleta Cidadã, juntamente com a Coordenadora Pedagógica Gilvanda Mendes, à Direção da Escola o Professor Keu, o corpo de Professores do Fundamental I e II, incentivam e motivam os alunos a Plantação de Hortas Residenciais a fim de um consumo próprio e orgânico, bem como, gerando, também, uma renda extra.

Foi realizado, também, Desfile Cívico onde as crianças apresentaram suas criações de inúmeros brinquedos com materiais reaproveitados e reciclados no Ensino Fundamental I.
Na última quinta-feira, 26 de novembro de 2015, foi realizado com todos os Professores da Escola José Carneiro, bem como, a motivação geral dos alunos o Mutirão da Cidadania, envolvendo todo Povoado de Várzea do Meio a fim de orientar os moradores quanto aos Resíduos Sólidos desprezados ou ignorados, em grande parte nos quintais do próprio Povoado. Com apoio da Secretaria de Saúde onde os alunos receberam luvas adequadas para manuseio dos Resíduos Sólidos.

Assim caminha o Projeto Coleta Cidadã promovendo um zelo do meio ambiente, essa terra, essa casa chamado Planeta Terra – pede socorro, compreensão, zelo, amor.

Pessoalmente como Professor do Ensino Fundamental II, estou surpreso como envolvimento dos alunos, bem como, à Direção, à Secretaria de Educação, à SENAR e seus líderes no Município de Várzea da Roça. Onde como pequenas atitudes demonstram responsabilidade e maturidade com urgência em atender o grito de socorro do planeta terra.

Resta-nos parabenizar essas iniciativas quem agradece é o Planeta Terra.

Ângelo Almeida,
Professor e Escritor do Livro “Visão de Mundo: o que estamos fazendo?, Ed. Clube de Autores”.








Postagem Anterior Próxima Postagem