Aconteceu na manhã de quarta-feira, 22, a 1ª reunião com os Agentes Comunitários de Saúde de Várzea da Roça, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A reunião foi ministrada pela Coordenadora da Atenção Básica Ingrid Rodrigues, pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Lauriene Rios e pelo Digitador (responsável pelas informações nos programa da saúde) Murilo Cruz.

O primeiro tema debatido foi sobre o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional) – que corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esse programa acompanha o desenvolvimento alimentar (peso) de crianças (0 a 5 anos) e gestantes.

Em seguida os agentes foram orientados a trabalhar com o E-Sus. Sistema este que esta sendo implantado em Várzea da Roça e que auxilia, controla e integra diversos setores da Secretaria ou Unidade de Saúde, além de permitir o acompanhamento histórico de saúde do paciente sob alguns aspectos como: atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade de Saúde e pelo próprio paciente.
E para finalizar os presentes foram orientados a preencher e realizar todas as notificações semanais das localidades em que trabalham. Este item já é realizado pelos agentes do município e apenas foi reforçado a sua importância.

Segundo Ingrid Rodrigues, coordenadora da AB, o objetivo da reunião foi orientar e apresentar o E-Sus para que os agentes possam vir a fazerem um acompanhamento com melhor qualidade a população.

Ascom Várzea da Roça

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem