O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) destacou nesta quinta-feira (24/10) no plenário da Câmara dos Deputados, em discurso, a importância dos Programas do Governo Federal, em especial o Ciência sem Fronteiras. “O Governo Federal tem tido uma série de programas e iniciativas que possibilitam a ascensão social das classes menos favorecidas além do acesso a uma das coisas que considero de grande importância para a vida de todos nós, o conhecimento”.

O parlamentar demonstrou orgulho ao informar que conterrâneos seus estão entre os beneficiados pelo programa. “Eu quero registrar aqui, que, para o meu prazer, nós temos quatro filhos de Jacobina nesse programa, o Bruno Sampaio Pinho Da Silva, no curso de Engenharia da Computação, no Canadá; Luiz Victor Almeida, no Curso Biologia, na Austrália, filho de Luizinho, que é meu amigo e foi meu colega no colégio; Átila Almeida Rios de Assunção, filho do Capitão Assunção; e Luciano Modesto Nascimento, filho do meu amigo Adriano”.

O parlamentar incentivou a participação de novos jovens no programa. “O programa vai abrir a possibilidade de 100 mil brasileiros fazerem intercâmbio no exterior, se requalificarem e voltarem ao Brasil para ajudarem o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do nosso País, jovens participem”, incentivou ele.

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Mais informações através do link:


*com informações do MEC

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem