O Ministério da Educação irá creditar na conta do FUNDEB de cada município a complementação do Fundo refrente ao exercício 2012. Mairi receberá  R$ 443.566,02. Desse total, a parcela correspondente à pagamento de pessoal (60%), é de R$ 266.139,61.

Cabe ressaltar ainda que o município poderá ratear, se assim o desejar, o valor total da complementação, como pregava muitas pessoas da oposição em 2012.

O mais plausível, segundo o Vereador Alan, que também é professor, é que 40% desse total (177.426,40), seja aplicado na reforma e ampliação de algumas Unidade de Ensino. Afinal, todos sairiam ganhando, professores, alunos e cominidade escolar.

Em 2012, numa negociação entre a APLB e a Secretaria de Educação, o rateio (60%), fora pago no período junino e, os 40% restantes aplicados na recuperação e reforma das escolas José Fernandes da Silva (Aroeira), escola da fazenda Gato e na creche Manoel Amâncio (Angico).

Ainda segundo Alan, a APLB/Sindicato, núcleo Mairi tem a prerrogativa legal de negociar junto a Secretaria Municipal de Educação a data para o crédito do valor a ser repassado à cada profissional da educação (que receba pelo FUNDEB 60).

Entretanto, como vivemos períodos de extrema retração comercial e aumento da inflação, o ideal é que quanto antes houver essa transferência para a classe, melhor seria para a economia do município como um todo.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem