Nesta sexta-feira, 23 de novembro de 2012, foi realizado o Fórum de Educação Inclusiva, com o tema “Inclusão: Uma utopia possível”, organizado pelos alunos da Faculdade de Ciências Educacionais – Polo: Mairi/BA, sob a orientação do professor Nilcelio Sacramento de Sousa.

O evento foi realizado no Salão Paroquial de Mairi, com o objetivo de possibilitar a sensibilização e o debate sobre temas atuais da educação, contemplando o tripé da instituição de ensino superior: Ensino-pesquisa-extensão. 
Fizeram parte da composição da mesa: Renya Cassia Almeida Oliveira, João Eudes Ferreira,  Ana Patricia Falcão, Professor Nilcelio Sousa, Maria José Santiago e Meriene Pereira, representantes da turma.

No período da manhã, o Fórum teve início com a apresentação do cantor e compositor Dionísio Silva Norberto, conhecido por Dyon da Silva. Na seqüência, a professora Ana Patrícia Falcão fez uma análise da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Segundo Ana Patrícia, a Educação Inclusiva é um tema profundamente novo e abrangente para ser discutido dentro das escolas. “No entanto, a nós educadores foi dado uma responsabilidade de ensinar à todas as crianças, independente das suas características. E a escola como instituição inclusiva, deve adaptar o seu Projeto Político Pedagógico, suas metodologias e avaliações; Acessibilidade curricular e pedagógica devem caminhar juntos para uma educação de qualidade para todos”, disse Ana Patrícia.
O expositor João Eudes Alves Ferreira, falou sobre Memória Oral – Os sujeitos da Educação Inclusiva e suas subjetividades: da infância à vida adulta.

João Eudes é deficiente visual, natural de Mairi e mora em Salvador. Ele falou sobre as dificuldades enfrentadas no início.

Ele nasceu cego, em 1968 foi para Instituto dos Cegos em Salvador, onde prepara as pessoas com deficiência visual para viver na sociedade. Ele tomou curso de imobilidade para aprender a forma técnica de usar bengala para não pisar em buraco e não se bater em outros locais.

Na época que ele foi morar em Salvador, era complicado, não podia ter conta em banco e agora a acessibilidade melhorou bastante, inclusive nos caixas eletrônicos acessíveis, onde basta plugar fones de ouvido para que a tela seja desligada e a pessoa com deficiência visual possa ouvir os menus e interagir com o sistema e realizar suas operações.

Hoje, em Salvador e outras cidades grandes vemos sinalização em braile em espaços públicos, elevadores, caixas eletrônicos, etc., permitindo maior integração e facilitando a vida das pessoas cegas.

O sistema Braille é um método universal de escrita e leitura em relevo, sendo um recurso fundamental para a comunicação escrita de pessoas portadoras de deficiência visual, possibilitando o conhecimento e acesso à informação.
No período da tarde o evento deu continuidade com os temas: História da Educação Inclusiva, Um olhar sobre as leis de inclusão, Teorias na Educação Inclusiva e Práticas na Educação Inclusiva.

Tema : História da Educação Inclusiva;
Expositores - Alunos: Antônio César, Antônio Ferreira, Ana Paula Souza, Arleia Oliveira, Claudson Almeida, Ciarla Almeida, Eduardo Santos, Ivete Lobo, Leidiane Gonçalves, Maria das Dores, Rosangela Rocha e Rosilene de Jesus.

Tema: Um olhar sobre as leis de inclusão;
Expositores - Alunos: Andréa Santos Alves, Dionere Lima, Elizene Araújo, Eunice Alves Oliveira, Eliana Rosa, Eliana Oliveira, Katia Santana, Mariana Muritiba, Marileide Neri, Rosália Lima, Sonia Maria Matos e Viviane de Jesus.

Tema: Teorias na Educação Inclusiva;
Expositores - Alunos: Ateilde Oliveira, Cláudia Muritiba, Joselita Trindade, Leonardo Santos, Luciano Santana, Marisa Cedraz, Nelma Lúcia Santos, Perla Silva, Rosana Mota, Sandra Gonçalves, Silvia Afonseca e Zilda Bispo.

Tema: Práticas na Educação Inclusiva;
Expositores -Alunos: Adriana Vasconcelos, Ana Carla Sena, Ana Célia Oliveira, Cláudia da Cruz, Edenilson Santos, Edinalva Menezes, Elineuza Maria Gomes, Henileide Lopes, Josefa da Cruz, Maria José Santiago, Márcia  Santos, Meriene Pereira e Maiara Conceição.

O evento contribuiu com a socialização de conhecimentos em Educação Especial, debatendo sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, junto aos professores da educação básica.



Redação e fotos: Agmar Rios

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem