Na tarde desta terça-feira, dia 19 de junho de 2012, foi realizada uma palestra sobre “Nutrição na Terceira Idade”, ministrada pela nutricionista Ducinéia Macário Oliveira. O evento foi realizado no Auditório da Secretaria de Educação, localizado na Praça J.J. Seabra , em Mairi. 
A palestra foi ministrada para o Grupo da Melhor Idade do CRAS de Mairi. Com o envelhecimento as pessoas tornam-se menos ativas, gastam menos energia, há um aumento da gordura abdominal (ganho de peso) e uma diminuição da massa muscular. Uma boa alimentação é necessária para manter o corpo a funcionar normalmente, ter um peso adequado, prevenir doenças e evitar a desidratação. Essa palestra é fundamental para sensibilizar aos idosos de que a alimentação saudável não só nesse período vai ajudar na prevenção de doenças, controlar agravos decorrentes de doenças e ter mais saúde.

Segundo Ducinéia, em qualquer faixa etária, é importante a atenção à variedade na hora das refeições. O prato típico, composto de arroz, feijão, carne, salada e vegetais, é um bom começo. Na terceira idade, a receita não é diferente. Os idosos devem ter cuidado para não restringir a alimentação a carboidratos, como pães e massas; e às formas líquidas ou pastosas, como sopas. Embora mais fáceis de ingerir e preparar, devem estar sempre acompanhadas de frutas, verduras, salada e proteína.

As mulheres falaram que gostaram da palestra e aplaudiram a nutricionista Ducinéia. O Forró do Grupo Conviver da Melhor Idade de Mairi será realizado no próximo domingo, dia 24 de junho, no Centro Cultural 07 de Setembro, a partir das 15h.
Os idosos do Grupo Conviver se reúnem duas vezes na semana onde realizam atividades físicas com o professor de educação física (André) e também realizam atividades em oficinas com trabalhos manuais, palestras etc. O grupo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar como assistente social, psicólogo, enfermeiros, professor de educação física e de artes, nutricionistas e voluntário (pessoa idosa). 


Redação e fotos: Agmar Rios

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem