A Prefeitura Municipal de Mairi firmou no último dia 19 de agosto de 2011, na cidade de Feira de Santana, Convênio com a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e o Movimento de Organização Comunitária – MOC para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de educação do campo, denominada CAT (Conhecer, Analisar e Transformar) a realidade do campo na construção do desenvolvimento territorial sustentável levando-se em conta a sua especificidade e partindo dela para a formação do aluno – cidadão.
A Secretária de Educação do Município a Srª. Vanúsia Maria Cedraz Carneiro Sena relatou que o Município de Mairi começou a trabalhar com esta metodologia em 2007, na época o município era apenas assistente e contava com três baús de leitura, com acervos de livros literários nas escolas de campo. Para levar este cantinho de leitura e atender todas as escolas o município confeccionou outros baús de leitura com material próprio.
São objetivos do Convênio: Assumir a Formação Pedagógica continuada de Coordenadores/as e Professores/as municipais do ensino fundamental das escolas do campo do 1º ano ao 5º ano em um processo que respeite e valorize a realidade do campo, partindo dela para a construção do conhecimento; Contribuir na definição e implementação de políticas públicas educacionais para as escolas do campo, políticas estas que considerem a realidade dos seus habitantes e o meio ambiente, na busca do desenvolvimento territorial sustentável; além de, aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre a qualidade de educação na perspectiva de maior relação entre escola, família, e comunidade, visando o desenvolvimento agrícola sustentável para o semiárido.

Compete ao município de Mairi incentivar e apoiar os professores das escolas do campo no desenvolvimento da experiência do CAT, garantindo-lhes, no mínimo o espaço de três anos na mesma escola para realizá-la e perceber-se resultados, evitando transferências de tais professores nesse período; Formar e manter no próprio município, uma equipe de coordenação do trabalho; Garantir e disponibilizar à equipe de coordenação municipal condições materiais indispensáveis ao bom funcionamento do projeto.
O município de Mairi conta atualmente com 20 escolas na Zona Rural, que trabalham 26 profissionais. No povoado de Alagoinhas tem 05 profissionais e em Bonsucesso são 06. As escolas do campo que trabalham com esta metodologia é um sucesso. De 2007 para 2011 muitas conquistas foram alcançadas no município, a exemplo: O município deixou de ser apenas participante/assistente e passou a integrar e ser beneficiado com projetos; O baú de leitura que tem um custo aproximado de R$ 1.200,00 (Um mil e duzentos reais) com o ganho, o município não investe com recursos próprios; e a maior conquista é a formação continuada dos profissionais da educação, que contribuem muito para o ensino aprendizagem.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem