Serrolândia - O ex-prefeito Paulo Rodrigues (DEM), não aplicou os recursos do Fundeb em 2003 e o atual prefeito Gildo Mota é condenado pelo Tribunal de Contas da União.

Vinte e cinco prefeitos e ex-prefeitos de municípios baianos foram condenados a devolver verba pública ou multados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) neste ano, conforme levantamento feito pelo jornal A Tarde no site do tribunal. Dos que foram multados ou condenados, 19 respondem a processos na Justiça Federal. São, ao todo, 118 ações, 50 de execuções fiscais ou de execução de título extrajudicial – cobranças de multas e débitos oriundos de condenações a devolução de verbas públicas. Os valores do TCU envolvem repasses de verba federal feitos aos municípios entre 1994 e 2006. As cobranças são feitas com os valores corrigidos.

Das 25 condenações, nove são por irregularidades no uso ou prestação de contas de verbas da saúde, seis da educação, sete de moradia e infraestrutura, uma de turismo, outra de verba que era para ser aplicada num assentamento rural e uma que era apoio à agricultura familiar.

Na lista divulgada pelo Tribunal de Contas da União estão dois prefeitos da região:

Aliomar da Rocha Soares (PMDB), de Morro do Chapéu – Por irregularidades nas contas de um convênio com a Funasa, feito em 1998 e o prefeito Gildo Mota Bispo (PCdoB), de Serrolândia, pela não aplicação dos recursos do Fundeb em 2003, na gestão do ex-prefeito Paulo Rodrigues de Oliveira.
TCU - Foto de Gilda Diniz - CEDOC

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem