A seca no campo tem refletido no bolso do consumidor capimgrossense. Subindo ainda o preço da manteiga e queijo. 
Sem comida no pasto para o gado, o produtor investe mais em rações e o resultado é que o cliente está pagando mais caro pelo litro do leite, pela manteiga e pelo queijo.
A dona de casa Terezinha  já sente a diferença. “É um aumento significativo, principalmente para a categoria mais pobre, que depende mais do item alimentação, que pesa muito no orçamento das famílias”, diz.

A comerciante conhecida por Emília da cocada por exemplo, é uma das pesoas que mais é afetada pelo aumento do leite, já que compra em grande quantidade para a fabricação dos doces, e no entando não pode repassar para os seus clientes, pois não pretende aumentar o valor da sua cocada.
Em alguns vendedores de porta em porta, o leite de gado passou de R$ 1,00 para 1,20 o litro , outros estão vendendo de 1,25 , com isso aumenta o queijo, o requeijão e outros derivados.
O fenômeno conhecido como seca verde é o motivo do aumento. Tem pasto, mas sem qualidade para alimentar o gado e, consequentemente, produzir o leite.
“O vegetal, seja capim ou qualquer outro, não tem pujança de produção de mata verde. Então o alimento fica escasso, perde quantativamente e qualitativamente, e o animal não tem condição de produzir com a mesma plenitude que teria na época das águas, quando existe precipitação pluviométrica e calor compatíveis com a necessidade da planta”.

Fonte: Georgenoticias.com.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem