A festa em comemoração a Nossa Senhora das Dores, padroeira do município de Mairi, aconteceu de 06 a 15 de setembro, com o tema: Maria uma Vida a Serviço do Evangelho. 

Para o Pe. Phong da Paróquia Nossa Senhora Das Dores – Diocese de Rui Barbosa este evento é realizado desde 1838, já são 173 anos de tradição e este ano foram homenageados: Mães, professores e alunos, Filhos de Mairi, Alcóolicos Anônimos, os comerciantes, as comunidades, os jovens, funcionários públicos e outros, que nas missas tiveram um momento especial, para refletir no dia.

A festa deste ano começou no dia 06 às 05h da manhã com alvorada pelas ruas da cidade. Todas as noites após a missa, que era realizada na Igreja Matriz, aconteceram às noites culturais com apresentações de sambadores, cantadeiras de rodas, grupo de teatro, encontro de sanfoneiros e artistas da terra, na Praça J.J. Seabra.

Na última sexta-feira dia 09 de setembro, foi realizada a tradicional Festa Country que escolheu a Garota Country e o Cowboy, no sábado, dia 10 no período da manhã, aconteceram os desfiles de cavaleiros e baianas com animação da Bandinha de Pé de Serra. O cortejo saiu da Igreja do Bonfim, passou pelas ruas da cidade e com a parada final na Igreja Matriz, onde é realizada a Tradicional Lavagem das escadarias da Igreja. É um percurso cheio de emoções, a Banda Pé de Serra anima os participantes e visitantes. . 

Para o Pe. Roshan a festa da Padroeira é uma forma de valorização da cultura local, momento em que crianças, jovens e adultos se dedicam para manter esse movimento cultural e relatou que o valor arrecadado das barracas (que vendiam comidas típicas) será destinado a Construção da Casa de Retiro na Avenida Senhor do Bonfim atrás da Igreja.
O encerramento da festa de Nossa Senhora das Dores aconteceu nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, na Pérgula da Praça J.J. Seabra, com a Missa Campal de encerramento e em seguida aconteceu a Procissão passando por várias ruas da cidade e retornando para a praça. 

O Sr. Manoel, Coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, agradeceu aos participantes, comerciantes, Prefeitura de Mairi, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associação Nossa Senhora das Dores, padres, irmãs, grupo de cavaleiros, baianas, carroceiros, os responsáveis pelo som, JF Publicidades e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que acontecesse mais uma Festa da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Assista ao vídeo da procissão:

Veja mais fotos da missa e da procissão:
Missa na Praça J.J Seabra




Procissão saindo da praça





Imagem de Nossa Senhora das Dores
Redação: Agmar Rios e Gidailma Souza
Fotos e vídeo: Agmar Rios

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem