Recentemente foi inaugurada a Câmara de Vereadores e está em construção o prédio da Prefeitura Municipal, salvas essas exceções os outros órgãos funcionam em prédios alugados, inclusive a sede da Prefeitura, e para piorar ainda mais a situação um dos primeiros prédios públicos da nossa querida cidade encontra-se exatamente há três anos completamente abandonado e serve atualmente como almoxarifado e depósito de material para obra pública.

Inaugurado em 1986, ainda como Órgão Municipal de Educação, o prédio foi desativado em maio de 2008 para passar por uma reforma, já que seu estado físico devido aos anos de uso encontrava-se deteriorado e em péssimas condições de uso, de lá pra cá a Secretaria de Educação já funcionou em prédio alugado e, atualmente funciona no espaço do Auditório Manoel Ferreira de Morais “pertencente” ao Centro Educacional João de Souza Oliveira, prédio esse que foi inaugurado em 2006 e antes de completar um ano de uso passou a atender a uma Instituição de Ensino Superior particular e que só deixou de funcionar no local após denúncia dos professores ao Ministério Público.

Com o abandono do prédio da Secretaria de Educação nesses três anos, tanto a educação do município está sendo lesada e desrespeitada como a escola que deveria estar usando o espaço do auditório enquanto espaço fomentador das práticas educativas. Ficam as seguintes perguntas: A reforma não foi feita por falta de recursos?

Torna-se cômodo não reformar e ocupar outro espaço público? A Educação é de fato prioridade para os governos? Falta de recursos com certeza não é. Só dos 40% do FUNDEB, recurso que pode ser utilizado para esse fim, foi depositada esse ano a bagatela de R$1.042.000,00 (Um milhão e quarenta e dois mil reais). Sabemos que esses recursos também são utilizados para outros fins, no entanto, se colocar como prioridade a reforma já poderia ter sido feita. Nesse caso ou é a comodidade em usar o auditório e penalizar a clientela da escola ou a educação pode ficar para depois.

A APLB-Sindicato/Núcleo Várzea Nova está atenta a essa situação e buscará ouvir o poder público municipal . Acreditamos que não é só através da melhoria de salários e gratificações de parte dos profissionais de educação do município que avançaremos rumo a uma educação de qualidade, precisamos melhorar as condições físicas de nossos espaços, termos plano de carreira para todos os servidores da educação, além de outras demandas que estão sendo discutidas pelo sindicato. 
Fonte: Blog do APLB de Várzea Nova

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem