Resultado de uma parceria com a Unesco no Brasil, Agecom e a ONG Jequitibá
A Bahia foi um dos estados escolhidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para uma das oficinas de formação de comunicadores comunitários realizadas pela instituição no Brasil. O curso, em parceria com a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom), reuniram 21 comunicadores de 12 Territórios de Identidade, na 2ª parte, realizada dias 07 e 08 de abril de 2010, na Organização Fraternal São José, na Cidade Baixa, em Salvador. Estavam os comunicadores comunitários da Rádio Mairi FM - Gidailma Souza e Aécio Lima.
Segundo o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, o Governo do Estado, nesta parceria, está buscando cumprir uma deliberação das Conferências Estadual e Nacional realizada no ano passado, de apoiar este segmento comunitário. “As Rádios Comunitárias desenvolvem um papel importante”.

No segundo momento do curso estava apenas como mediador, o Jornalista Suíço Jean-Jacques Fontaine. Houve uma avaliação diante do que foi repassado de conhecimento na primeira etapa realizada de 02 a 06 de novembro do ano passado, como técnicas de entrevistas e reportagens, moderação de debates, construção e redação de noticiário e a importância da pesquisa no dia-a-dia do comunicador. E o acompanhamento da evolução das ações locais realizadas após o curso. 

“O objetivo é ensinar ações práticas e fazer com que estes locutores desenvolvam um trabalho mais profissional com a comunidade e leve para a população informações locais e de interesse público”, explica Fontaine, profissional com 20 anos de experiência em rádios e TVs na Suíça.
O projeto prevê, para 2011, que os selecionados desta etapa participem de uma formação mais extensa de qualificação de agentes multiplicadores na formação em radiojornalismo comunitário nos territórios.

Fonte: Blog Mairi FM

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem